somos feitos de rituais


Morte, ritual, dor, choro e já está...
É sempre assim quando se trata do fim da vida humana

Eu fui a um funeral (felizmente só o  2º na minha vida), e foi uma mistura de sentimentos estranhos. Não era uma pessoa chegada, o que me facilitou a tarefa, mas o ter familiares chorosos, e ver gente tão triste sempre pesa. Mas o que me "assustou" é o ritual... vai tudo a seguir a carreta, 2 ou 3 choram muito e outros vão numa tremenda cavaqueira, fala-se dos vizinhos, encontra-se gente que não se vê há muito tempo, ri-se um pouco e pronto chega-se ao pé do buraco. Eu própria ia a deslumbrar a rua de jazigos em que estavamos a passar, parece um gosto obscuro, mas de facto todos aqueles edificios são mesmo bonitos exemplares de arquitétura, e continuava a falar com o meu marido quando sentimos  uma vontade imensa de rir (o que é normal em nós nestas situações vai-se saber lá porquê minha nossa!!) quando nos lembramos de uma história da minha avó fechada num jazigo que andava a limpar!!

Ora lá continuamos a caminhada e paramos porque o outro corpo ainda não estava enterrado, e mais um bocado de conversa; desta feita com um neto da defunta, a quem tive de dar os parabéns por ser pai e os sentimentos por lhe morrer a avó... bizarro!!!Mas pronto mostrou-me as fotos do rebento e lá continuamos!!
Abre-se a urna... chouro alto, e um pouco de drama claro está!! O neto já se esqueceu do filhote que me mostrou há segundos e chora. A urna vai para o buraco e toda a terra e calhaus tapam para sempre aquele humano, e uma senhora desabafa " que terra tão pesada tu levas em cima, deus nosso senhor te a ponha leve".Seguem-se os últmos pêsamos e alguém remata " pronto e já está, lá fica mais uma".
Por mais que se saiba que todos teremos aquele fim nada se faz a pensar que vamos também para aquele buraco, senão não iamos naquela descontracção a seguir um morto e a pensar... coitado!!


Eu até percebo que tem de ser mesmo assim senão provávelmente não veriamos lógica em  cá andar ( por isso é que my sister acha um desperdicio morrermos... começo a concordar com ela eh eh)
E cada vez mais chego à conclusão que o ser humano é feito de rituais... este ainda não o tinha feito com idade ou lucidez suficiente para perceber todo este desligamento do ser humano sobre o seu próprio fim!!

(é mesmo como o poema do Álvaro de Campo Se te Queres Matar )



Sem comentários:

Enviar um comentário